Pintura de mural online sobre o futebol mobiliza espectadores na Vila Madalena

AdrianaElias_21_690x500

Cerca de 200 pessoas, além de dezenas de transeuntes, estiveram na abertura da mostra “Futebol é Arte”, do artista plástico Enio Squeff, na galeria PontoArt – (Rua Inácio Pereira da Rocha, 246), um dos pontos mais badalados da Vila Madalena.
Como foi anunciado, paralelamente à exposição, que foi aberta no último sábado, dia 7,  o artista começou a pintura de um grande mural de 16 metros quadrados, em acrílico, ao ar livre na frente da galeria: a elaboração da obra, que está sendo exibida ao vivo às quartas, quintas e sábados, será feita em trinta dias, até o término da Copa do Mundo, acompanhem: youtube.com/eniosqueff

Ao contrário das peças do interior da galeria, que procuram ressaltar o aspecto coreográfico do futebol profissional – são sete telas em óleo e acrílico, além de dezenas de desenhos e monotipias – o grande mural ao ar livre ressaltará o viés cultural do futebol, com a representação de meninos jogando num campo.

“É uma cena típica do que conhecemos como de “futebol de várzea” – diz o artista, para o qual, o esporte, antes de ser um evento comercial – o mais visível da atualidade, dado aos mais de dois bilhões de pessoas que se calcula assistirão a Copa em todo o mundo – é uma marca da cultura de muitos países, principalmente do Brasil.
Na esteira da representação do futebol “de várzea” – daí a representação de um rio à beira do qual se desenrola o jogo de meninos – o artista pretende ressaltar também o que é típico do Brasil: a paisagem de uma floresta exuberante. Afinal, sem o futebol de várzea, diz Enio Squeff, o Brasil nunca teria formado jogadores de tanto talento. Ou seja, não estaríamos disputando o mundial como estamos agora: como favoritos.
A pintura do painel será realizada a partir de todas as quartas-feira, quintas, sextas e sábados, e poderá ser assistida em tempo real ela internet, a partir das 13 horas.

Vejam as fotos do dia da abertura.


Serviço

Exposição de Enio Squeff “Futebol é Arte”

Onde: Galeria PontoArt, Rua Inácio Pereira da Rocha, 246.
Telefone: 11 2548-1661

Quando: De 5 junho até 5 de julho 2014

De terça a sexta: das 12h às 19h. Sábado, das 12 às 18h.
Galeria fecha domingos e segundas.

Youtube | youtube.com/eniosqueff
Facebook | siga-nos @enio.squeff
Flickr| álbum com 116 desenhos, assista em slideshow

Faça o download de algumas das obras da exposição ou deste release.

Informações: Lariza Squeff (11) 986-961-288 | Simone Reginaldo (11) 991- 846-229

Comentários