“Futebol é Arte”, exposição de Enio Squeff, termina sábado, 5 de julho.

Grande painel de 16 metros quadrados feito ao vivo, durante o mês de junho, no meio da Vila Madalena, será finalizado no último dia da exposição. | foto 2014@javam

448A4786_690x693

O artista plástico Enio Squeff encerra neste sábado, dia 5 de julho, na Galeria PontoArt, sua exposição “Futebol é Arte”. (Veja aqui as fotos)

Além de sete telas e quase uma centena de desenhos e monotipias, sobre o tema do futebol,  o artista pintou um painel de 16 metros quadrados, registrado online.
A obra foi pintada ao ar livre, em acrílico, durante todo mês de junho e ilustra um jogo de várzea entre garotos. (veja aqui reportagem da TV Cultura)

Na opinião do artista, o painel representa o mais importante da cultura do futebol no Brasil. Em concordância com os jornalistas esportivos, Enio Squeff acredita que  foi e continua sendo na várzea que se formam os grandes jogadores que o Brasil vem apresentando ao mundo nos últimos anos.
As pinturas e desenhos tratam não apenas de surpreender o virtuosismo  do craque, mas a beleza do esforço físico de cada atleta, o que inclui muitas vezes o quase desespero do goleiro em sua missão de impedir o gol.

 

Sobre o artista: muralista, ilustrador e escritor.

Enio Squeff já expôs no exterior (Alemanha, Colômbia, Portugal e Cuba) e se inspira na cidade de São Paulo e na Vila Madalena, onde mora e mantém seu ateliê para diversas obras (veja aqui biografia de Enio Squeff).
Como muralista, pintou  “De Paulo de Tarso a São Paulo”, uma obra de 118 metros quadrados, em homenagem aos 450 anos de São Paulo, no SESC onde contou a historia da formação da capital paulista sob a ótica da evolução da humanidade, passando pelo Egito antigo, à chegada dos jesuítas  até a metrópole atual (veja aqui o making of).

Ilustrador reconhecido no Brasil, Espanha e Portugal (são centenas de obras ilustradas ao longo de sua carreira), o trabalho de Enio Squeff recebeu elogios recentes da crítica dos países ibéricos em razão das ilustrações feitas para as traduções para o espanhol e o catalão do livro “K”, de Bernardo Kucinski.

É também autor de cinco livros: “Música, o Nacional e o Popular” (editora Brasiliense); “Música da Revolução Francesa” (editora LPM ), “Vila Madalena, crônicas histórica e sentimenta” (ediora Boitempo); “Kislansky, o eterno e o moderno” (editora San Floro) e “A Origem dos Nomes do Municípios Paulistas”, (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo).


Serviço

Exposição de Enio Squeff “Futebol é Arte”

Onde: Galeria PontoArt, Rua Inácio Pereira da Rocha, 246.
Telefone: 11 2548-1661

Quando: Até 5 de julho, das 12 às 18h.
Galeria fecha domingos .

Youtube | assista, ao vivo, a partir do dia 5 de junho , o dia a dia da exposição e a produção
do mural de 16m2 na parede de um das ruas mais agitadas da Vila Madalena: youtube.com/eniosqueff
Facebook | siga-nos @enio.squeff
Flickr| conheça 116 desenhos em slideshow

Faça o download de algumas das obras da exposição ou deste release.

Informações: Lariza Squeff (11) 986-961-288 | Simone Reginaldo (11) 991- 846-229

Comentários